Regras da F1 - F1Sport-Automobilismo
Sala de bate papo do F1Sport Volta a página da Fórmula 1 do F1 Sport     
F1Sport Automobilismo  
Você está no F1Sport: Home / Principal /Fórmula 1
Menu
Estatísticas
Todos pilotos da F1
Vitórias
Campeões (pontos)
Voltas mais rápidas
Pontos por piloto
Pontos por equipe
Pontos por motor
Voltas liderando
GP na liderança
Voltas percorridas
Primeira fila
Pódios
Poles
Autódromos
Campeões (ano)
Circuitos
Fórmula 1
Atualidades
Estatística
Calendário
Pilotos
Circuitos
Campeões
Pilotos por país
Temporadas
Carros
Mitos
Fotos
Grandes Prémios

Automobilismo
Calendarios
Campeões
Últimos Vencedores
Campeonatos atuais
A1 Grand Prix
GP2 Series
Champ Carse
IndyCar Series
Formula 3 British
F-3 Sudamericana
F-Renault 2000 Brazil
DTM

F1Sport Busca
Busca Avançada
Google
Web F1Sport
    
Estatísticas
Fórmula 1
Automobilismo
Fotos
Anunciantes
 Dados Fórmula 1
F1 ao vivo    Regras Fórmula 1 de 2009

Fórmula 1 - 2009

F1 ao vivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistema Kers


O sistema originalmente se denomina Kinetic Energy Recovery System, traduzindo, sistema de recuperação de energia cinética.

Basicamente, isso permitirá aos pilotos usar a energia e o calor armazenados no carro para dar um impulso adicional de até 2 vezes por volta, e será acionada através de um botão, o famoso "push to pass"( aperte para passar).

O botão(K), já devidamente instalado no volante do BMW que testou o Kers pela primeira vez em Montmeló.


O Kers recupera a energia cinética que se perde em forma de calor nas frenagens, que atualmente serve apenas para super-aquecer os freios, acumula e transforma em energia mecânica, o que dará uma potência "gratuita" de uns 80 cv, durante exatos 6,67 segundos. Ou seja, ao invés de desperdiçar essa energia, os pilotos poderão usá-la como vantagem.

Em uma entrevista dada em julho desse ano, o Diretor de Motores da equipe Toyota, Luca Marmorini, falou sobre o Kers:

Que diferença o sistema Kers supõe em relação a rendimento?
"A FIA definiu o regulamento de uma forma em que não exista uma grande diferença de uma equipe com um magnífico sistema Kers e uma outra com um pior.

Não proporcionará uma diferença enorme no tempo de volta, já que só disporíamos de uma potência adicional de aproximadamente 6,5 segundos por volta, o que se converte, sendo realistas, em mais ou menos 0,1 a 0,3 segundos por volta, sem contar a influência da distribuição de peso".

Sua implantação está prevista, de forma opcional, em 2009, porém se prevê que seja feita de forma progressiva em todas as equipes.

Se em 2009 se espera a implantação do Kers em um dos eixos do veículo com uma potência de 80cv, para 2011 a FIA prevê que possa duplicar essa potência, chegando a 160cv. Para 2013, se espera que o Kers possa ser utilizado em dois eixos do veículo, podendo chegar a proporcionar uma potência adicional de 270cv.

Centrando-nos no dispositivo, as equipes terão 3 opções: sistema mecânico, sistema elétrico ou um sistema híbrido(volante de inércia). A opção mecânica tem a vantagem de ser mais leve, compacto(20-25Kg) e eficiente. Seu único inconveniente é ter que estar obrigatoriamente próximo da transmissão.

Apesar do sistema elétrico ser menos eficiente energeticamente, já que a energia tem que ser transformada em em elétrica e logo depois em mecânica, gerando perdas, sua grande vantagem é justamente poder colocar a bateria no lugar desejado, o que supõe uma vantagem no desenho do carro.

Porém, nem tudo são flores. O Kers apresenta problemas e, como todo novo dispositivo, está em período de "provas". Os carros que testaram o Kers essa semana, usaram adesivos avisando sobre o perigo de uma descarga elétrica, como já
ocorreu a uns meses atrás com um mecânico da BMW. Além disso, os mecânicos agora utilizam luvas de borracha.

 

Abaixo vídeos sobre Kers

 

Sistema elétrico

 

http://www.youtube.com/watch?v=0pqK6UeCSKo&eurl=http://www.guardrailf1.com/2008/11/regulamento-2009-sistema-kers.html&feature=player_embedded

 

Sistema mecânico


http://www.youtube.com/watch?v=wr_77ZtdW6I&eurl=http://www.guardrailf1.com/2008/11/regulamento-2009-sistema-kers.html&feature=player_embedded

 

E sistema híbrido

 

http://www.youtube.com/watch?v=R-A6ZcenX7s&eurl=http://www.guardrailf1.com/2008/11/regulamento-2009-sistema-kers.html&feature=player_embedded

 

 

 


 

Slicks

 
Outra grande mudança nos carros para a temporada de 2009 da F1: os pneus slicks.

Mas porque grande mudança?

Há mais de 10 anos - ou temporadas - os pneus slicks foram substituídos na F1 pelos pneus com sulcos que vimos até 2008. A função dos novos tipos de pneus - sulcados - seria diminuir a velocidade dos carros, por ter uma aderência menor.


Quanto mais superfície em contato com a pista, maior aderência e, consequentemente, maior velocidade.

Mas para o ano que vem, a FIA trará de volta os "famosos" pneus lisos. O aumento da aderência estará próximo a um 20% e contra-balanceará com a perda de quase 30% de aerodinâmica.

 
Estudos da FIA concluíram que os carros perderão velocidade nas curvas, o que permitirá melhorar o espetáculo das ultrapassagens.
 


 

 

Slicks e Sulcados
 


Segundo informa a Bridgestone, fornecedora dos pneus, os diferentes compostos seguirão existindo. Tetsuro Kabayashi, diretor técnico da Bridgestone Motorsport, explica:

"Teremos duas especificações de compostos em cada corrida e trabalhamos para desenvolver duas especificações que tenham uma maior diferença nas características que os de 2008. O mais duro de qualquer especificação deverá oferecer uma muito boa consistência, porém não será tão bom para as primeiras voltas. O mais macio deverá oferecer um bom ritmo inicial, mas piorará a medida que seja gasto"
.

Dizem que os pneus serão mais "divertidos" para a próxima temporada, já que a diferença entre seus compostos será notavelmente maior que os dos atuais.

A idéia é que carros com compostos diferentes tenham rendimentos radicalmente desiguais.


Os slicks apresentam certa dificuldade para alcançarem a temperatura ideal. Em 2009, as "mantas térmicas" ainda estarão em vigor, mas não mais a partir de 2010. Por não apresentar desenho na goma, as deformações apresentadas nos pneus serão mínimas, o que evitará o desgaste excessivo.

 

 

Aerodinâmica

 
Continuando com a nossa série sobre a nova regulamentação da F1 para o ano de 2009, hoje falaremos sobre a nova aerodinâmica dos carros.



Pra começar, os "penduricalhos" serão extinguidos. Nada de orelhas de Dumbo, chifres, cobertas de motor com formato de barbatana. Tudo isso não existirá para o próximo ano; o carro estará "limpo".

Além disso, as modificações nos aerofólios serão radicais. Foto detalhada
aqui.

O aerofólio traseiro será mais alto e estreito, não podendo passar de 800 mm de largura, muito menos da altura da coberta do motor.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Asas reguláveis
 


Já o aerofólio dianteiro será mais baixo. Passará de estar a 150 mm do chão, para estar a 75 mm, além de ser mais largo.

Esse aerofólio terá uma novidade que é uma asa regulável, na qual os pilotos poderão modificar até 6 graus de inclinação, em no máximo 2 vezes por volta. O objetivo é que os pilotos possam baixá-lo para se manter mais perto do carro da frente, principalmente nas curvas.

O difusor traseiro - direciona o ar que passa por baixo do carro- do F1 também sofrerá mudanças radicais. Ele será muito mais largo, alto e estará mais atrás. Essa mudança significará uma grande reduçao de apoio aerodinâmico.

A redução do apoio aerodinâmico em 2009 estará em torno de 40%.

Todas essa mudanças para 2009 farão com que os carros sejam 2 segundos mais lentos que em 2008. Porém, com a reintrodução dos slicks, esses 2 segundos serão recuperados, mas esse já é um tema para a próxima semana...

 

 

 

 

Nedstat Basic - Free web site statistics
  Site Meter

TOPO

Copyright© 1997 - 2009 F1SPORT âTodos os direitos reservados All rights reserved.

Você já esteve aqui no F1Sport por vezes. Muito obrigado!

Fotos
Fotos
 

Anunciantes
Sala de bate papo do F1Sport Indupack Embalagens Contato  E-mail do F1 Sport
 

Seu espaço
Anuncie aqui CLICK HERE