Especial GP Brasil
Webber diz que safety car o
ajudou a vencer no Brasil
Australiano assumiu a ponta da
corrida na primeira parada no box e Barrichello e
não perdeu mais
SÃO PAULO - Enquanto todos
esperavam por uma vitória do pole Rubens
Barrichello, o australiano Mark Webber fez uma
corrida segura neste domingo para conquistar o GP do
Brasil de Fórmula 1. Largando logo atrás do
brasileiro, ele chegou em primeiro e também pôde
fazer sua festa, em meio às comemorações pelo título
do inglês Jenson Button. Para a vitória, Webber acha
que foi fundamental a entrada do safety car ainda no
começo da prova.
"A entrada do safety car logo no início dificultou
um pouco, mas depois conseguimos manter a pista
limpa", disse o australiano, para depois admitir a
importância do carro de segurança. "Acho que o
safety car foi bom para nós, pois deixou a pista
livre", explicou Webber, que conquistou sua segunda
vitória na temporada e na carreira - venceu também o
GP da Alemanha, em julho.
Após passar ileso pelos acidentes que marcaram as
primeiras voltas da corrida em Interlagos, Webber se
aproveitou do bom desempenho de sua Red Bull,
ganhando a posição de Rubinho na primeira parada nos
boxes. "O equilíbrio do carro estava bom",
reconheceu. "Os pneus responderam bem, muito melhor
do que no treino classificatório", afirmou,
lembrando a sessão marcada pela chuva, no sábado.
Para Webber, o mais complicado foi escapar dos
acidentes, que provocaram vários abandonos logo no
início. "Tivemos muita dificuldade no começo da
corrida com todos os acidentes", contou. Após a
assumir a ponta, porém, o australiano teve a certeza
de que poderia vencer. "Depois que conseguiu uma boa
vantagem, sabia que poderia levar o carro até o fim
e vencer novamente."
BALANÇO
Faltando uma etapa da Fórmula 1 em
2009, Webber já começou a fazer o balanço da
temporada. "Acho que consegui me recuperar bem da
lesão que tive no ano passado", disse, se referindo
ao acidente de bicicleta que sofreu no fim de 2008,
quando quebrou a perna. Mesmo sem o título
individual, ele acha que a Red Bull pode comemorar o
segundo lugar no Mundial de Construtores. "Não
conseguimos vencer o campeonato, mas como segunda
equipe estamos muito orgulhosos."
PARABÉNS - O vencedor em Interlagos também não
deixou de parabenizar o campeão Button. "Em relação
ao Jenson não há duvidas sobre o trabalho dele.
Dirigiu muito bem no começo da temporada. Claro que
cada carro tem suas forças, mas o Jenson fez um
excelente trabalho e gostaria de dar os parabéns
para ele", afirmou. "Foi um momento muito difícil
para ele, ele estava nervoso nas últimas semanas.
Acho que agora ele pode descansar tranquilo."
Jenson Button supera Rubinho e
conquista título da Fórmula 1
Inglês termina em quinto no GP do
Brasil e soma 89 pontos, enquanto Rubinho, em oitavo
na prova, fica com 72
Milton Pazzi
Jr - Agencia Estado

Arte/AE
Button comemora
o título mundial de Fórmula 1 com o quinto lugar no
GP do Brasil; Rubinho em oitavo
SÃO PAULO -
Jenson
Button é o
novo campeão da
Fórmula 1.
Com o quinto lugar no GP do Brasil, o piloto inglês
da
Brawn
GP superou
o brasileiro
Rubens Barrichello,
que foi apenas o oitavo colocado na corrida, e
garantiu o título antecipado. Enquanto isso, o
australiano
Mark
Webber, da
Red Bull, venceu a prova disputada neste domingo, em
Interlagos.
Com o resultado deste domingo, Button chegou aos 89
pontos e não pode mais ser alcançado na última prova
da temporada, o GP de Abu Dabi, que acontece no dia
1º de novembro. Para Rubinho, restou a luta para ser
vice-campeão: caiu para o terceiro lugar, com 72
pontos, atrás do alemão Sebastian Vettel, que foi a
74 após a quarta posição em Interlagos.
Depois de largar na pole position, Rubinho teve um
desempenho frustrante no GP do Brasil, contando até
com um pneu furado durante a prova. Assim, esfriou a
festa dos mais de 70 mil torcedores que lotaram as
arquibancadas de Interlagos neste ensolarado
domingo. O único consolo foi comemorar o título de
construtores já assegurado pela sua equipe, a Brawn
GP.
A CORRIDA
A esperada chuva não caiu, mas o GP do
Brasil teve muita emoção. Logo na primeira volta,
houve uma sequência de acidentes e até um princípio
de incêndio na Ferrari do finlandês Kimi Raikkonen
nos boxes, depois que o ferrarista passou pelo
combustível deixado pela McLaren de Heikki
Kovalainen, que saiu arrastanto a mangueira de
reabastecimento pelo pit lane (ele acabou penalizado
em 25s por isto após a prova). A maior confusão
envolveu o italiano Jarno Trulli e o alemão Adrian
Sutil, que discutiram na pista após a batida - sem
culpa, o espanhol Fernando Alonso acabou atingido e
também abandonou.
Com tanta confusão, o maior beneficiado foi
justamente Button, que tinha largado em 14º lugar e
logo passou para a 9ª colocação. Enquanto isso,
Rubinho conseguiu manter a ponta, escapando ileso
dos acidentes que aconteceram no início da prova e
acabaram provocando a entrada do safety car na
pista. Mas ele não conseguiu abrir vantagem na
liderança.
Ao fazer sua primeira parada nos boxes, na volta 21,
Rubinho voltou em nono lugar. Aí, quando todos os
pilotos também fizeram o pit stop, o brasileiro
estava na terceira colocação, já que foi obrigado a
parar antes dos demais - estava com menos
combustível. Button, por outro lado, teve uma
postura bastante agressiva, ganhando mais duas
posições nas voltas iniciais.
Sem ter um bom rendimento, Rubinho foi ultrapassado
pelo inglês Lewis Hamilton na 61ª volta, caindo para
o quarto lugar. O brasileiro, porém, teve um pneu
furado e precisou parar nos boxes, o que o deixou na
oitava colocação. Já Button se manteve na quinta
posição, que já era suficiente para lhe dar o
título, principalmente diante do resultado de
Barrichello, seu maior rival na luta pelo
campeonato.
Assim, Webber conquistou a vitória em Interlagos,
enquanto o polonês Robert Kubica (BMW) ficou em
segundo lugar e Hamilton terminou em terceiro. Mas a
festa foi mesmo de Button, que assegurou o inédito
título da Fórmula 1 e tirou toda a importância da
última etapa da temporada, marcada para o dia 1º de
novembro, no circuito de Abu Dabi.
FÓRMULA 1 2009 - GP DO BRASIL
Classificação final da prova |
1.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 71 voltas em
1h32min23s081
2.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 7s626
3.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s944
4.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 19s652
5.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), a
29s005
6.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a
33s340
7.º - Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso), a 35s991
8.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP),
a 45s454
9.º - Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
10.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a
1min10s665
11.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a
1min11s388
12.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a
1min13s499*
13.º - Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1
volta
Não completaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 41
voltas (acidente)
Nico Rosberg (ALE/Williams), a 44 voltas
(abandono)
Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 50 voltas
(abandono)
Adrian Sutil (ALE/Force India), a 71 voltas
(acidente)
Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 71 voltas
(acidente)
Fernando Alonso (ESP/Renault), a 71 voltas
(acidente)
* Caiu de nono para 12.º após punição de 25
segundos no seu tempo final de prova por ter
arrastado a mangueira de reabastecimento |
|